Por: Julius VanSpronsen | Prompte et Sincere
“Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.”
(Colossenses 2.6-7)
Depois de explicar todo o trabalho maravilhoso do SENHOR em toda criação, para o bem da igreja de Jesus Cristo em Colossenses 1.1-2.5, o Espírito Santo fala em Colossenses 2.6-7 sobre as consequências deste trabalho de Deus na vida de todos os que receberam Cristo Jesus, o Senhor. Receber Cristo Jesus, o Senhor, é o ato de reconhecer que o homem Jesus é o Messias (Cristo, Ungido), que foi prometido no Antigo Testamento, e que este Messias é também o Senhor em nossa vida.
Receber a Cristo é o ato de se decidir em seguir Cristo, e reconhecê-lo como o nosso Rei e Comandante. Geralmente, cristãos recebem a Cristo Jesus, o Senhor, por fazer uma profissão pública da sua fé e na qual se comprometem a andar com Cristo, num casamento espiritual. Tal declaração, diz o texto, tem consequências.
O Espírito Santo diz que, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele. Viver em Cristo Jesus, o Senhor, significa segui-lo como cidadãos do seu reino, e como membros do seu corpo. Olhando para os versículos depois deste texto, observamos que viver em Cristo significa se despir do velho homem com suas práticas, e se revestir do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador (cf. Colossenses 3.9-10). Os súditos do Senhor Jesus Cristo são dirigidos para uma vida de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (cf. Colossenses 3.12), embora devam esperar sofrer aflições por causa da sua fé (cf. Colossenses 1.24).
Tudo isto é possível porque Cristo é o Senhor nos nossos corações, e nos deu o Espírito Santo que habita dentro de nós. Como o Espírito diz, somos enraizados e edificados nele, firmados na fé, como fomos ensinados (Colossenses 2.7). Utilizando duas metáforas (uma sobre agricultura, e a outra, sobre construção), o Espírito Santo nos ensina que Cristãos são ligados a Cristo com um vínculo inquebrável, e por isso, podemos compartilhar em tudo que fez (cf. Colossenses 2.12-13). Este laço transforma o nosso coração, cosmovisão e identidade.
Sabendo que Cristo é a fonte da nossa paz eterna com o Criador dos céus e da terra, causa uma gratidão profunda que transborda dos nossos corações até que seja visível nas nossas palavras e ações. Cristãos são maravilhados com o evangelho e a transformação total das suas vidas, prioridades, e atitudes, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz (Colossenses 1.12). Seus colegas podem ver a sua gratidão? Que Cristo seja o Rei Poderoso em nossas vidas, e que sejamos súditos fiéis que vivermos nele todos os dias!