Por: Dr. César Miranda dos Santos | Prompte et Sincere
“porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”
(Filipenses 2.13)
Na preciosa carta aos filipenses, depois de uma grave exortação feita por Paulo, a saber, “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”, encontramos agora uma palavra de grande incentivo e encorajamento. A realidade espiritual de que Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
O profeta Jeremias profetizou sobre essa maravilhosa realidade espiritual que se cumpriria na plenitude dos tempos, com o sacrifício de Jesus; ele escreveu séculos antes da vinda de Cristo: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.12-13).
Confiando em nós mesmos ou em nossas capacidades naturais não haveria êxito ou progresso em nossa carreira cristã. Nesse caso o Dia do Juízo seria dia de vergonha. Mas podemos e devemos reconhecer o Senhor como o supremo provedor, que nos concederá o desejo de conhecer sua vontade e principalmente nos capacitará com forças para praticá-la de fato e de verdade.
Nunca poderíamos atribuir a Deus, com base nesta passagem, a responsabilidade por nossas falhas, desvios e erros. Não precisamos de ajuda; falhamos naturalmente e com a maior facilidade. Mas para a prática dos ensinamentos da Palavra, na vida diária, dependemos totalmente do Senhor. A Ele devemos buscar de todo o coração, clamando por seu auxílio. Então seremos encorajados e fortificados ao entender que “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
O Senhor nos capacitará a fazer o bem. Amém!