
Entrevista com o prof. Charles Mello de Oliveira
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. – (Gálatas 6:6)
O pastor e professor Charles Mello de Oliveira é um dos integrantes do corpo docente da FITRef. Desde 2016, vem atuando como membro do Conselho Administrativo da faculdade e passou a ministrar a disciplina Cosmovisão Cristã (HU 105) em outubro de 2017. Formado em Teologia pelo Seminário José Manuel da Conceição, em São Paulo, o professor Charles é também Mestre em Teologia Sistemática pelo Puritan Reformed Theological Seminary, em Grand Rapids, MI, USA, e atualmente cursa o Doutorado pelo Greenville Presbyterian Theological Seminary, em Taylors, SC. Confira, na íntegra, a entrevista com o professor concedida à FITRef:
Qual a importância de sua disciplina para o curso de Teologia?
A minha disciplina ajuda o aluno a fazer uma leitura do mundo ao seu redor usando as lentes da Palavra de Deus. Para isso, ele aprende como se dá o processo de formação de uma cosmovisão e como as diferentes cosmovisões se apresentam. Várias cosmovisões são analisadas lado a lado. O aluno também aprende a dialogar com outras cosmovisões aproveitando aquilo que é aprovado pelo crivo das Escrituras. O objetivo principal desse diálogo é o estabelecimento de pontos de contato para a evangelização.
Por que estudar a Teologia Reformada ao invés de outros sistemasdoutrinários?
Porque a Teologia Reformada confessional possui um sistema de doutrina bastante estável e coerente. Os princípios hermenêuticos adotados pelos símbolos de fé de Westminster e da fórmula de unidade confessional (Catecismo de Heidelberg, Confissão Belga e Cânones de Dort) garantem uma pesquisa satisfatória nas Escrituras em busca da verdade revelada.
Quais seriam, em sua visão, os benefícios do ensino à distância para o estudante de Teologia?
O estudo de teologia depende muito de pesquisa individual e do esforço do aluno. O ambiente acadêmico à distância é bastante favorável a isso. Nesse sistema, alunos de diferentes partes do Brasil e do mundo podem receber instrução de um professor altamente capacitado, sem a necessidade de se deslocar para a cidade de residência do professor. O custo de manutenção de um curso à distância é menor. Existe abundância de opções de ambiente virtual de aprendizado, que facilitam o processo de apreensão do conteúdo programático rapidamente. Além de tudo isso, o aluno pode determinar livremente o ritmo de seu curso conforme sua capacidade e disponibilidade no ensino à distância.
Em sua opinião, de que maneira o aluno pode obter um maior aproveitamento das aulas nesse modelo de ensino?
Em primeiro lugar, possuindo um equipamento que proporcione a navegação rápida. É necessário que o aluno se programe a fim de cumprir as metas dentro dos prazos. Ele precisa dedicar tempo ao treinamento do uso dos aplicativos do curso. O aluno também pode utilizar recursos eletrônicos para compra de livros digitalizados, como Kindle ou tablet. Isso certamente otimiza o acesso ao material de estudo e pesquisa. Existem vários bancos de dados online com revistas teológicas de seminários reformados do mundo inteiro. Além disso, é importante que o aluno se esforce para aprender inglês, pois boa parte das principais pesquisas no mundo inteiro é publicada neste idioma.
Como tem sido a sua experiência de ministrar para a FITRef?
Fiquei feliz com a habilidade de aprendizado de muitos alunos. Vários deles cumpriram as tarefas com maestria. O ensino à distância promove um contato intenso do professor com o aluno, ainda que por meio digital. Penso que ainda tenho muito que aprender sobre como ministrar aulas pela Internet, mas o pouco que experimentei até agora tem sido gratificante.
Entrevista:
Suenia Almeida
Publicado
originalmente no boletim da FITRef de junho de 2019